O Design Gráfico comunica a sua marca

Imagem de um PC

Uma das áreas que mais cresceu nos último anos foi a de Design Gráfico. Pode-se dizer que um dos motivos foi a crescente demanda do mercado em produzir produtos que fossem únicos e ao mesmo tempo referências para a marca criadora.

O que poucos sabem é que o Design Gráfico é muito explorado quando o assunto é a comunicação da marca. Ou seja, ao querer criar a marca a primeira coisa que se vem à mente é o logotipo. Não está errado pensar nisto primeiro, mas pensar em estratégia de PORQUE fazer deste jeito é o que mais importa no primeiro momento.

Isto porque de trás de todo o processo criativo existem muitas ferramentas que ajudam o profissional de design a criar a Identidade Visual da marca.

Logotipo não é marca!

Possivelmente você já pensou que criar um logotipo é já criar uma marca. Mas o conceito de marca é bem mais complexa. Envolve branding, tom de voz, posicionamento, público. A Identidade Visual só é um pedaço de toda a sua criação. 

Grandes empresas que hoje são reconhecidas no mercado possuem a sua marca e são lembradas de diversas formas. E uma delas é a Identidade Visual.

Quer ver um exemplo? Olhe a imagem de baixo e com certeza você se lembrará de uma  famosa.

Se você lembrou da Coca-cola, é sinal de que só com as cores e o design você conseguiu identificar de quem estamos falando.

Isto é resultado de um trabalho criado com estratégia. A cor vermelha da empresa chama a atenção de quem a consome. Além disso, a forma ondulada tanto do design quanto do logotipo não foi feita porque acharam que era um estilo bonito e agradável. Foi pensado estrategicamente, pois esta ondulação remete no nosso inconsciente a ideia de ternura, algo agradável e do bem.

A Importância da Identidade Visual para a marca. Assim como na empresa citada acima, outras marcas são lembradas e identificadas pelo simples uso das cores e formas; sem o uso de uma linguagem verbal, ou seja, palavras. Desta forma, concluímos que a Identidade Visual é necessária para qualquer empresa que esteja no mercado. Para ter a noção desta importância, com certeza não se lembrará de alguma marca que não tenha um logotipo, uma paleta de cores escolhida de forma estratégica. Isto porque é algo essencial para qualquer negócio.

O que é levada em consideração na criação da Identidade Visual?

Antes de sair criando um logotipo, é preciso seguir alguns passos para se ter um aprovação rápida e, claro, a satisfação do cliente em ver o trabalho concluído com sucesso. O primeiro passo para a criação é o briefing. É uma etapa de perguntas e respostas que o profissional deve fazer a quem deseja o serviço. São perguntas completas e que precisam de respostas precisas e objetivas.

Este questionário serve para o profissional conhecer o cliente, seus concorrentes e a marca que estará usando a Identidade Visual. Caso isso não aconteça, é possível que o trabalho não consiga passar a mensagem que a marca precise que passe.

Confira os exemplos abaixo:

 

Esses logotipos são alguns exemplos de trabalhos que não passam uma mensagem que a marca queira passar.  E por isso são tidos como os logotipos mais estranhos que já foram feitos na área do design gráfico. Então veja a importância de fazer o briefing bem definido com a empresa antes de iniciar os trabalhos.

O segundo passo é a escolha de referências. Ou seja, a partir do que a Identidade Visual será desenvolvida. É mais comum utilizar as  inicias do nome da marca. Mas o profissional pode ir além. Pode criar o símbolo a partir de uma referência que não é comum no segmento da empresa. Vale ressaltar que a área do design gráfico é brilhante. São vários os resultados de um bom briefing, logo, de uma Identidade Visual criada para comunicar e representar a marca.

Conteúdo do artigo

Compartilhe esse artigo

Tainan Santos

Fundador da Raio Click, Designer Gráfico, UI/UX Designer, Empreendedor Digital há mais de 6 anos e apaixonado pelas novas tecnologias