Design Gráfico: bacharel ou tecnólogo?

O artigo de hoje é sobre faculdade de design, mais especificamente vamos falar sobre as diferenças e as principais dúvidas sobre os cursos tecnólogo e bacharel em design?

Se você está procurando, ou procurou em algum momento, por curso superior em design, você deve ter esbarrado na questão de tecnólogo ou bacharel em design. E aí começam a surgir inúmeras dúvidas sobre o assunto:

Afinal, qual é melhor? Será que se eu escolher um em detrimento de outro eu estarei me equivocando? Será que o mercado prestigia mais um outro tipo de curso? Para sanar essas e mais outras dúvidas, estamos aqui!

Então vamos entender o que é cada curso, suas sinergias e diferenças. Antes de começar só que te passar uma dica importante:

O site Quero Bolsa disponibiliza bolsas com até 75% em cursos superior, tecnólogo ou bacharel ,e de pós-graduação em design.

Se você vai entrar na faculdade, antes de qualquer coisa sugiro fortemente que acesse agora o Quero Bolsa e veja senão tem nenhuma bolsa na faculdade que você deseja entrar. Eu mesmo usei o Quero Bolsa e foi muito útil na minha época. Não perca tempo! CLIQUE AQUI e saiba mais.

Isto posto! Bora começar? Vamos nessa?

Curso bacharel em design gráfico

Trata-se do curso mais tradicional. É um curso superior com duração em média de 7 à 8 semestres ( 3 anos e meio à 4 anos) e que dá ao formado o título de bacharel em design.

Requisitos para ingressar em curso de bacharelado:

  • Ter terminado o ensino médio completo;
  • Se habilitar no processo seletivo da faculdade, como ter uma boa nota no ENEM,  passar no vestibular da universidade em questão e em alguns casos ser aprovado em testes práticos.

Curso técnico em design gráfico

Essa categoria de curso é mais nova que a anterior mais enxuta e criada para suprir as necessidades de mão obra especializada do mercado de trabalho. O tecnólogo é um curso superior com duração em média de 4 à 6 semestres ( 2 anos e meio à 3 anos) e que dá ao formado o título de tecnólogo em design.

Requisitos para ingressar em curso de tecnólogo:

  • Ter terminado o ensino médio completo;
  • Se habilitar no processo seletivo da faculdade, como ter uma boa nota no ENEM,  passar no vestibular da universidade em questão e em alguns casos ser aprovado em testes práticos.

Agora que você já sabe o básico sobre os cursos, vamos as principais dúvidas das galera a respeito de tecnólogo ou bacharel em design.

Antes só quero te avisar que temos mais dois conteúdos aqui no Chief sobre faculdade de design. Então de ingressar em uma, sugiro fortemente que confira nossos conteúdos. Seguem os links:

          – Curso técnico e tecnólogo é a mesma coisa?

Não. O curso tecnólogo é um curso superior em design.  Já o curso técnico é um curso profissionalizante. Para ingressar no curso profissionalizante, por exemplo, você não precisa em muitos casos passar em um vestibular e pode realizar mesmo que não tenha completado o ensino médio.

        – Tecnólogo é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação)

Sim, é o MEC (Ministério da Educação) que dita as diretrizes sobre os cursos de tecnólogo e bacharel em design. No site do MEC temos a seguinte informação:

Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60 do século passado. Nos últimos anos, a procura aumentou. O número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil, segundo dados do censo da educação superior.

Entre os cursos mais procurados estão os de gastronomia, automação industrial, análise e desenvolvimento de sistemas, radiologia e gestão de recursos humanos. Todos com salários iniciais em torno de R$ 2 mil.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33349

        – Se eu fizer curso de tecnólogo, posso continuar meus estudos?

Sim. Você pode fazer um tecnólogo e depois fazer uma pós-graduação, mestrado e assim por diante. No site do MEC também encontramos a seguinte citação:

Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional.

“Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação”, ressalta o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Feres. “É preciso ter em mente também que o egresso pode dar continuidade aos estudos, independentemente de títulos acadêmicos.”

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/3334

        – Posso concorrer a vagas de concursos públicos com o diploma de tecnólogo?

Sim. Não existe distinção referente a curso tecnólogo ou bacharel em design, ao menos, como cita o site do MEC, exista no edital alguma especificação especial sobre o tipo de curso superior requisitado.

O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/3334

Quais os tipos de cursos de design para tecnólogo e bacharel?

Nesse tópico a resposta pode variar bastante, já que depende da sua região, da instituição entre outros fatores.

O curso tecnólogo é mais específico para uma determinado área como, por exemplo:

Design de interiores

Curso que habilita o formado a trabalhar com design de ambientes, design de interiores e decoração; ambientação de interiores; design de móveis e interiores, etc.

Design de moda

Curso que habilita o formado a trabalhar com moda e figurino; moda; negócios da moda; Estilismo, planejamento de coleção de moda; produtos da moda, etc.

Design de produto

Curso que habilita o formado a trabalhar com desenvolvimento e planejamento de embalagens; design de calçados; design de móveis, etc.

Design gráfico

Curso que habilita o formado a trabalhar com criação e produção gráfica; comunicação digital, desenho técnico; web design; comunicação e ilustração digital; comunicação em computação gráfica; design de multimídia; design digital; design gráfico e programação visual; editoração eletrônica; produção gráfica digital, etc.

Já os cursos de bacharelado em design são cursos de Design, ou seja, abrangem o assunto de forma mais ampla e com tal formação você pode depois decidir por qual caminho seguir.  O bacharel em design, que similar ao tecnólogo, pode atuar exercendo qualquer áreas citadas acima, além obviamente, de  ter mais tempos e  aprofundamento nos estudos e pesquisas.

Conteúdo do artigo

Compartilhe esse artigo

Tainan Santos

Fundador da Raio Click, Designer Gráfico, UI/UX Designer, Empreendedor Digital há mais de 6 anos e apaixonado pelas novas tecnologias